segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é fundamental para o planejamento educacional, pois é ela que permite diagnosticar e verificar o desempenho acadêmico do aluno e também da instituição, contribuindo para a melhoria e desenvolvimento das aulas e dos resultados qualitativo e quantitativo da Instituição de Ensino.

Esta avaliação dar-se-á conforme o que preceitua a atual LDB, Lei nº 9.394/96, além da Lei nº10.861/2004.

A avaliação será contínua e cumulativa com a prevalência dos aspectos qualitativos e quantitativos ao longo do período escolar e de forma terminativa através das eventuais avaliações finais.

Exigir-se-á a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de horas letivas para aprovação, conforme Art.24, VI da Lei 8.394/96.

Para aferição de notas o docente submeterá o acadêmico às mais diversas e continuadas formas de avaliação, tais como:
Provas escritas: objetivas e dissertativas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, painéis, relatórios, pesquisas bibliográficas, trabalhos práticos de pesquisa, bem como outros meios de avaliação do ensino-aprendizagem para verificar o desempenho do aluno quanto à capacidade analítica, criatividade, visão crítica, produção teórica e prática.

Os mecanismos de avaliação interna e as ações sistemáticas de avaliação externa devem estar consoantes com o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Para tanto, o curso considerará o
  • perfil do alunado,
  • as possibilidades profissionais no mercado de trabalho,
  • a finalidade educativa do projeto pedagógico quanto aos seus objetivos e estratégias de implementação curricular,
  • análise dos índices de evasão,
  • repetência, desempenho discente,
  • desempenho do egresso e seu aproveitamento profissional,
  • desempenho docente,
  • relação dos profissionais do curso: professor-aluno-servidor.
Assim a avaliação será significativa e eficaz ao analisar e apontar o desempenho interno e externo entre projeto pedagógico institucional e a gestão operacional do curso, promovendo a qualidade compatível na tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão, rumo à eficácia e efetividade acadêmica e social quanto à formação profissional, produção acadêmica, artística e cultural expressa na construção do saber técnico-científico e social no âmbito do curso de Geografia.

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