segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ESTÁGIO CURRICULAR

APRESENTAÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado, em sua definição, segundo o Parecer CNE – CP 21/2001, “é um momento de formação profissional do formando, seja pelo exercício in loco, seja pela presença participativa em ambiente próprio de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.” Neste caso, representa um momento em que há a interdisciplinaridade entre a teoria e prática; relação entre conhecimentos pedagógico-científicos desenvolvidos ao longo da graduação e espaço real em que será aplicado gravitando em torno da situação: ensino/aprendizagem.

O estagiário, em foco, estará em contato direto com os sujeitos da constante construção do espaço geográfico; sujeitos de diversas classes e condições sociais. Esta afirmativa se justifica pelo fato de o Estágio Curricular Supervisionado se desenvolver em Instituições Educacionais multidiversificadas, tanto social quanto economicamente, quando se ramificam em redes educacionais dos âmbitos: federal, estadual, municipal e privada.

Esta atividade tem como uma de suas responsabilidades e funções, colocar o graduando do curso de Geografia e Meio Ambiente em diálogo direto com a realidade sobre a qual deverá atuar após receber o título de Licenciatura Plena, de acordo com os preceitos do Conselho Estadual de Educação.
“O estágio supervisionado deverá ser um componente obrigatório da organização das licenciaturas, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com a prática de ensino e com as atividades de trabalho acadêmico” (Parecer CNE – CP 21/2001). Mas para que isso seja possível, ao mesmo tempo e conforme a legislação, é necessário que as instituições de ensino abram suas escolas de educação básica para os estagiários. Para tanto, articulando prática de ensino com as atividades de trabalho acadêmico, o Estágio Curricular Supervisionado propõe um diálogo entre Instituição de Ensino Superior e Instituição de Educação Básica e, conseqüentemente, a relação entre graduandos e realidade sócio-cultural da educação.

OBJETIVO

O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado, juntamente com a prática de ensino visa propor a relação/diálogo entre teoria e prática social, tendo por base a LDB 9394/96 e Parecer CNE – CP 09/01. No entanto, este último expressa que:
“o estágio é um momento de efetivar sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem que se tornará concreto e autônomo quando da profissionalização desse estagiário.”


A despeito disso, o estágio pretende oferecer ao futuro profissional da educação um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades de escolares dos sistemas de ensino.


Nesse sentido, o Estágio Curricular Supervisionado objetivará especificamente:


I. propiciar a inserção do aluno dos cursos de licenciatura na escola, locus primeiro de sua atuação como professor;
II. criar condições para uma inter-relação mais efetiva entre teoria e prática no processo formativo do licenciando;
III. estimular a reflexão sobre o contexto sócio-escolar a partir de pesquisa sistemática.


Dessa forma, o estágio compreenderá um conjunto de atividades para a atuação do professor, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar e, finalmente, o planejamento, a execução e a avaliação de atividades. Assim, garantirá ao aluno/licenciando um espaço privilegiado de articulação entre conhecimentos teóricos e a prática no exercício da docência. O estágio curricular supervisionado se efetivará sob a forma da ação/reflexão/ação do contexto escolar, possibilitando ao licenciando vivenciar a escola em toda a sua dimensão.

ESTRATÉGIAS

O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Geografia será desenvolvido a partir das seguintes atividades que o fundamentam no decorrer das etapas que estarão em citação. Como atividades/estratégias, destaca-se:

Observações sistemáticas e críticas do ambiente escolar:


Reconhecimento e caracterização das escolas:

  • estrutura física da escola: espaços externo e interno – salas de aula, laboratórios, sanitários, área de esporte, biblioteca, etc.
    Características física, social, econômica e cultural do local em que a escola se situa.
  • Análise do Projeto Político Pedagógico da escola, das metodologias utilizadas nas salas de aula e das concepções de educação oriundas das práticas pedagógicas das escolas.
  • Projetos pedagógicos centrados nos temas referentes às questões sócio-ambientais – de âmbitos urbano ou rural:
  • Os projetos deverão ser orientados pelos professores do curso de acordo com as linhas pesquisa.

A partir da realização dos projetos, espera-se que haja o desenvolvimento das seguintes habilidades/competências:

  • desenvolvimento da prática pedagógica do aluno;
    conscientização dos temas tratados pela Geografia nos graus de ensinos da educação básica;
  • aplicabilidade dos conhecimentos científicos no mundo da prática e sob o qual a educação se encontra em todos os seus âmbitos.
  • Participação e avaliação/observação de aulas simuladas desenvolvidas através da disciplina Prática de Formação Docente dentro dos semestres que são referentes aos seguintes períodos: 5º, 6º e 7º.
  • Observação de aulas desenvolvidas nas escolas onde os estágios serão realizados e nas aulas simuladas em Prática de Formação Docente.
    Regência.
  • Relação do saber científico com o saber científico/metodológico com o prático, ou, realidade sobre a qual se atua.


Os alunos do curso de Geografia desenvolverão as atividades do estágio nas séries finais do Ensino Fundamental – 6º, 7º, 8º e 9º ano – e em todas as séries do Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries. Além disso, e como já fora citado no projeto em curso, tais atividades também serão desenvolvidas em redes de educação dos setores público e privado. Partindo disso, o aluno estagiário vivenciará as diversas realidades do ensino, em geral.


A carga horária do Estágio Supervisionado Curricular estará de acordo com o Parecer, CEE nº. 447/02 de 29.05.02 segundo as informações que constam no 1º artigo e parágrafo único deste, respectivamente:


“400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado, a partir do início da segunda metade do curso. [...] Parágrafo Único – Os alunos que exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução de carga horária do estágio curricular supervisionado, devidamente comprovada, até o máximo de 200 (duzentas) horas”.

Fica sob a responsabilidade do aluno estagiário o preenchimento do termo de compromisso de cumprimento do Estágio Curricular (anexo I) e a carta de apresentação de estagiário (anexo II) antes do início de suas atividades de estágio nas escolas. Os anexos III, IV e V ( este anexo será assinado pelo professor de Prática de Formação Docente) se referem à organização das cargas horárias desenvolvidas ao longo do estágio e à ficha de relatórios das aulas assistidas nas escolas em que estarão em estágio e nas aulas simuladas ao longo das Práticas de Formação Docente II, III e IV.

A supervisão, orientação e avaliação do estágio ficarão a cargo da professora de Estágio Supervisionado que atestará a conclusão desta atividade.

ETAPAS

Primeira Etapa.


O desenvolvimento do Estagio nesta etapa se dará no 5ª período do curso. A despeito disso, irá orbitar em torno do 6º e 7º ano do ensino fundamental. De acordo com que já foi citado no projeto, não só poderá como também deverá ser aplicado em redes pública e privada de educação. Portanto, se organizará através das etapas a seguir:


I - Observação crítica e sistemática da prática pedagógica nas séries em destaque desta etapa:
a) caracterização do ambiente;
b) prática pedagógica e recursos didáticos (analisar a intertransdisciplinaridade da prática);
c) perfil sócio-econômico e cultural do corpo discente das escolas em estudo;
d) Levantamento de questões problemas referentes ao desenvolvimento dos alunos nas fases em observação.

II – Regência nas escolas e séries em que os estágios estão sendo desenvolvidos.


III – Prática e avaliação de aulas simuladas na disciplina Prática de formação docente.


IV – Produção de relatório correspondente às atividades desenvolvidas nesta etapa.


V – Projetos Pedagógicos


VI – Produção de Relatório Final

A carga horária será distribuída em 125 horas:


a) 20 horas: 10 horas de observação para 6º ano e 10 horas para 7 º ano nas escolas em que o estágio será desenvolvido;
b) 20 horas: 10 horas de regência para 6º ano e 10 horas para 7º ano;
c) 10 horas: 5 horas de prática e avaliação de aulas simuladas na Prática de Formação Docente para o 6º ano e 5 horas para 7º ano;
d) 20 horas: 10 horas de observação para 6º ano e 10 horas para 7º ano em relação às aulas simuladas pela Prática de Formação Docente II;
e) 25 horas: desenvolvimento de Projetos Pedagógicos.
f) 30 horas: relatório final .
O fechamento desta etapa se dará após o cumprimento das atividades em proposição.

Segunda Etapa.


Esta etapa será realizada no 6ª período do curso. Embora venha seguir a mesma linha de atividades da etapa anterior, estará vinculada 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Como atividades propõe-se:

I - Observação crítica e sistemática da prática pedagógica nas séries em destaque desta etapa:
a) caracterização do ambiente;
b) prática pedagógica e recursos didáticos (analisar a intertransdisciplinaridade da prática);
c) perfil sócio-econômico e cultural do corpo discente das escolas em estudo;
d) Levantamento de questões problemas referentes ao desenvolvimento dos alunos nas fases em observação.

II – Regência nas escolas e séries em que os estágios estão sendo desenvolvidos.


III – Prática e avaliação de aulas simuladas na disciplina Prática de formação docente.


IV – Produção de relatório correspondente às atividades desenvolvidas nesta etapa.


V – Projetos Pedagógicos


VI – Produção de Relatório Final


A carga horária será distribuída em 125 horas:


a) 20 horas: 10 horas de observação para 8º ano e 10 horas para 9º ano nas escolas em que o estágio será desenvolvido;


b) 20 horas: 10 horas de regência para o 8º ano e 10 horas para 9º ano;


c) 10 horas: 5 horas de prática e avaliação de aulas simuladas na Prática de Formação Docente para 8º ano e 5 horas para 9º ano;


d) 20 horas: 10 horas de observação para 8º ano e 10 horas para 9º ano em relação às aulas simuladas pela Prática de Formação Docente;


e) 25 horas: desenvolvimento de Projeto Pedagógico.


f) 30 horas: relatório final da segunda etapa do estágio supervisionado.


O fechamento ocorrerá conforme o que vem sendo desenvolvido. Porém, neste momento, além de ressaltar as séries em observação (8º e 9º ano), o aluno deverá fazer um levantamento de situações-problemas ligadas ao Ensino Fundamental, partindo 6º até o 9º ano, em questão.

Terceira Etapa.


A partir desta etapa, o aluno em estágio deverá voltar suas atividades para as séries que permeiam o Ensino Médio. Como o Estágio vem se desenvolvendo ao longo do curso, esta etapa corresponde ao último momento desta atividade, que será aplicada no 7º período do curso.


O cronograma de atividades estará quase que praticamente conforme ao que se trabalhou no Ensino Fundamental. Logo, o tocante deste momento é que os alunos deverão perceber que estão entrando em uma outra fase da educação básica. Entretanto, é óbvio que os alunos, ao final do trabalho, tenham a capacidade de fazer uma leitura amplamente crítica à situação da educação como um todo. Mas para que isso aconteça, é necessário que se desenvolvam as seguintes atividades:


I - Observação crítica e sistemática da prática pedagógica nas séries em destaque desta etapa:
a) caracterização do ambiente;
b) prática pedagógica e recursos didáticos (analisar a intertransdisciplinaridade da prática);
c) perfil sócio-econômico e cultural do corpo discente das escolas em estudo;
d) Levantamento de questões problemas referentes ao desenvolvimento dos alunos nas fases em observação.

II – Regência nas escolas e séries em que os estágios estão sendo desenvolvidos.


III – Prática e avaliação de aulas simuladas na disciplina Prática de formação docente.


IV – Produção de relatório correspondente às atividades desenvolvidas nesta etapa.

A carga horária será distribuída em 150 horas:


a) 15 horas: 5 horas de observação para 1ª série, 5 horas para 2ª série e 5 horas para a 3ª série;


b) 30 horas: 10 horas de regência para 1ª série, 10 horas para 2ª série e 10 horas para 3ª série;

c) 45 horas:
Observação de aulas simuladas em Prática de Formação Docente – 30 horas:
10 horas: 1ª série,
10 horas: 2ª série;
10 horas: 3ª série.
Regência de aulas simuladas em Prática de Formação Docente – 15 horas:
5 horas: 1ª série;
5 horas: 2ª série;
5 horas: 3ª série.


d) 30 horas: 10 horas de produção e organização de relatórios para 1ª série, 10 horas para 2ª série e 10 horas para 3ª série das aulas simuladas.


e) 30 horas: relatório final da terceira etapa do estágio supervisionado.

Ao final deste semestre o aluno deverá apresentar a pasta de estágio ao professor orientador contendo todas as atividades que foram realizadas do Estágio com carga horária de 400 (quatrocentas) horas ou reduzida de acordo com que se relatou nas estratégias.

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