segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS


O atual projeto do Curso de Licenciatura em Geografia atendendo o novo perfil profissional estabelecido pelo mercado e pelas políticas sociais contempla as competências e habilidades desejadas, além de permitir a otimização de tempo, garantindo a oferta de conteúdos mais atualizados e inclusão de novas áreas do saber:

Competências e Habilidades Gerais

a. Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento tendo por base as correntes geográficas de bases humana, econômica, social, política, física e ambiental.

b. Dominar técnicas laboratoriais através das disciplinas ligadas à (s) cartografia (s) e áreas afins como as disciplinas relacionadas à geofísica.
c. Utilizar recursos da informática de acordo com as novas tecnologias aplicadas à gestão do espaço.

d. Trabalhar com a Geografia de modo interdisciplinar, principalmente através das Práticas de Formação Docente relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado e produção de projetos científicos e monografia.

e. Domínio da lígua portuguesa e noções de leitura e compreensão de textos em idioma estrangeiro – inglês.

Competências e Habilidades Específicas

a. Compreender e interpretar o processo evolutivo da Geografia enquanto disciplina científica.

b. Relacionar a epistemologia da Geografia com os fatos sociais, políticos, econômicos e cultutais do atual mundo pós-moderno.

c. Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar a construção do espaço geográfico através das disciplinas científicas da área de humanas da Geografia, como as Geografias da População e da Indústria, dos espaços Urbano e Rural, além das Redes Geográficas que tem como fim organizar tais espaços, segundo fins específicos.

d. Organizar e avaliar tratamentos gráficos, matemático-estatísitcos.

e. Elaborar mapas temáticos e/ou outras formas de representação do espaço com o manejo das novas tecnologias (automatizadas) aplicadas à Geografia para este fim.

f. Ler, interpretar, propor e gerir novos meios de manejo do espaço.
g. Adequar linguagem acadêmica à linguagem escolar nos âmbitos dos Ensinos Fundamental e Médio da Educação.

h. Fazer levantamento dos temas e didáticas aplicados nas etapas de ensinos da educação – Ensino Fundamental e Médio - que são concernentes à Geografia.

i. Compreender a interdisciplinaridade dos conhecimentos trabalhados pela Geografia e aplicá-los de modo contundente nos Ensinos Fundamental e Médio.
j. Utilizar os conhecimentos geográficos adquiridos o longo do curso e aplicá-los em projetos científicos e monografia, segundo o que será proposto pelas disciplinas que tratam desta questão de modo específico.

Nenhum comentário: